Governo do Distrito Federal
13/01/22 às 15h24 - Atualizado em 13/01/22 às 16h48

Embaixador da Itália, Francesco Azzarello, faz visita ao Arquivo Público do Distrito Federal

COMPARTILHAR

O Arquivo Público do Distrito Federal recebeu nesta quarta-feira, dia 12, em suas instalações, o ilustre Embaixador da Itália no Brasil, sr. Francesco Azzarello. O objetivo da visita foi de abrir as portas do ArPDF, a outras nações, enquanto fonte de pesquisa da instituição arquivística, seus métodos de guarda e armazenamento documental.

 

O diplomata foi recepcionado pelo Superintendente do ArPDF, Adalberto Scigliano e equipe, com uma apresentação virtual sobre a história da Arquivo Público, sua missão e planos para o futuro, enquanto guardião da história de Brasília.

 

“Nos sentimos lisonjeados com a visita de Vossa Excelência ao nosso ArPDF. Considero a embaixada de Itália como parte integrante da história da Brasília e, sua sede, como um dos monumentos da cidade”, disse o Superintendente Adalberto.

 

“Aliás, existe uma história que soa aos nossos ouvidos que, quando da vinda das embaixadas das nações amigas para Brasília, o governo brasileiro fez a estas um pequeno pedido: que as novas embaixadas fossem monumentais, que o arquiteto/engenheiro, autor do projeto, fosse uma figura de renome no país de origem e que o estilo e os materiais das novas embaixadas “combinassem” com estilo e materiais utilizados para a construção de prédios e monumentos da nova capital. E pelo que me recordo, e consigo ver, a embaixada Italiana atendeu prontamente ao pedido do nosso governo. Para constatarmos isso, basta uma visita ao local, e ver como a nossa arquitetura está bem presente naquela magnífica obra”, completou Scigliano.

 

Um tour com descontração e muita informação
Após uma explanação sobre o ArPDF, o representante máximo da Itália no Brasil fez um “tour” às instalações do Arquivo Público. Com toda a equipe, ele pode conhecer os locais de armazenamento dos arquivos textuais, de imagens, cartográficos, mapoteca, filmográfico, bem como as salas e processos usados na manipulação documental.

 

“Estou muito feliz em poder conhecer o trabalho que vocês desenvolvem. É muito interessante a valorização que vocês têm para com a história da cidade, um ato de nobreza e de grande importância”, disse o Embaixador italiano, Francesco Azzarello.

 

Ao final da visita, o embaixador e Adalberto trocaram presentes. Francesco Azzarello recebeu das mãos do superintendente Adalberto, um quadro histórico com um gesto simbólico, que representa a amigável relação entre brasileiros e italianos.

 

 

 

 

 

 

 

 

Arquivo Público do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

ArPDF

Setor de Garagens Oficiais SGO
Qd. 05 Lote 23 - CEP: 70.610-650 Brasília/DF - Tel.: (61) 3361-7739 arquivopublico@arquivopublico.df.gov.br