Governo do Distrito Federal
20/12/21 às 15h52 - Atualizado em 14/02/22 às 16h33

Arquivo Público do DF prestigia evento de entrega da revitalização da W3 Sul

COMPARTILHAR

 

 

O governador do DF, Ibaneis Rocha, entregou no final da manhã desta segunda-feira (20), as obras de revitalização das quadras 502/503, 504/505, 506, 513/514 e 514/516 da W3 Sul, às 11h30, na quadra 505. O evento foi prestigiado por secretários de Estado, e por ter grande importância histórica não poderia faltar a representação do Arquivo Público do Distrito Federal (ArPDF), que possui em seu acervo importantes registros da Avenida desde à sua criação.

 

A convite da Secretaria do Turismo no DF, o superintendente do ArPDF, Adalberto Scigliano, esteve no evento e ficou encantado com o lançamento dos painéis em grafite do prédio do antigo Cine Cultura, na quadra 507, que traz em sua arte figuras excêntricas da criação de Brasília como os arquitetos Oscar Niemayer e Lúcio Costa, o paisagista Burle Marx, a vitralista Marianne Peretti, Athos Bulcão e do criador da Capital, o presidente Juscelino Kubitscheck.

 

“A Avenida W3 Sul é um ponto de grande importância para a cidade. Foi aqui que surgiram os primeiros comércios do Plano Piloto, o primeiro shopping para a população recém-chegada. Temos em nosso acervo os melhores registros desta importante via, um espaço que, em hipótese alguma, pode ser esquecido. Estamos felizes de saber que o governador Ibaneis se preocupa com o resgate da história da cidade e de seus espaços”, disse o superintendente do ArPDF, Adalberto.

 

O govenador Ibaneis Rocha frisou em seu discurso a inclusão de mais projetos para o Plano Piloto. “Não vamos parar por aqui. Em breve, ainda em 2022, faremos a revitalização da W3 Norte. As pessoas terão o prazer de dizer ‘eu compro na W3’ “, enfatizou o governador.

 

Presente no evento a Secretária de Turismo, Vanessa Mendonça, falou sobre a importância da revitalização, que faz parte do Projeto de criação do Corredor Cultural na Avenida W3 Sul. “Fico feliz de ver tudo isso acontecendo, com o empenho do nosso governador e de sua equipe de secretários. Quando levamos este projeto ao seu conhecimento, ele me disse simplesmente ‘faça’. Agora estamos aqui comemorando esse feito de grande valor para a população do DF”, disse a secretária.

 

“Não posso deixar de destacar o belo trabalho realizado pelos artesãos e grafiteiros da nossa cidade, que fizeram estes painéis. São verdadeiras obras de arte!”, finalizou a secretária Vanessa.

 

Estiveram ainda na solenidade o Secretário de Governo, José Humberto Pires; a Administradora de Brasília, Ilka Teodoro; o secretário de Obras, Luciano Carvalho de Oliveira; o presidente do Comércio do Diretores Lojistas do DF, Wagner Silveira Jr, entre outras autoridades e pioneiros, que fizeram e fazem parte da história de Brasília.

 

 

Governador Ibaneis em discurso

 

O superintendente do ArPDF, Adalberto Scigliano e a secretária de Turismo, Vanessa Mendonça

 

 

O Governador Ibaneis Rocha descerrando a placa de revitalização da W3 Sul

 

Arquivo Público do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

ArPDF

Setor de Garagens Oficiais SGO
Qd. 05 Lote 23 - CEP: 70.610-650 Brasília/DF - Tel.: (61) 3361-7739 arquivopublico@arquivopublico.df.gov.br