Governo do Distrito Federal
15/06/22 às 12h37 - Atualizado em 15/06/22 às 12h45

ArPDF recebe documentos históricos da Associação dos Pioneiros Candangos

COMPARTILHAR

O Arquivo público do DF recebeu nesta semana um conjunto de documentos históricos de pioneiros candangos para guarda. Destes documentos, grande parte eram fichas cadastrais de pioneiros como Athos Bulcão, a de Ernesto Silva, médico pediatra que foi também um dos primeiros diretores da Novacap, entre outros.

 

Devido ao encerramento das atividades da Associação dos Pioneiros Candangos de Brasília, os documentos foram entregues ao ArPDF e irão passar por um processo de recuperação, higienização e digitalização antes de ser disponibilizado ao público.

 

O material entregue reúne as fichas de 1.699 associados, além de fotos, atas das reuniões e até catálogos telefônicos de 1960, ano em que se inaugura Brasília. Dentre os documentos importantes, podemos destacar o caderno do primeiro recenseamento de Brasília, feito pela extinta Inspetoria Regional de Estatística de Goiás, em Julho de 1957.

 

No dia 03 de Junho de 2022, o Superintendente do ArPDF, Adalberto Scigliano e o Presidente da Associação dos Candangos Pioneiros, o advogado Yussef Jorge Sarkis oficializaram a doação do acervo documental. Segundo Yussef ele estaria doando uma filha e se emocionou ao assinar o documento.

 

“ Deixo aqui uma “filha, vivi essa associação intensamente nos últimos anos. Minha melhor missão foi ter sido guardião de memorias de Brasília, mas estou muito tranquilo, pois deixo em ótimas mãos”.

 

Extinção da Associação dos Pioneiros

 

A Associação dos pioneiros de Brasília ficou ativa por 30 anos e teve início através das fichas de filiação que contém dados importantes dos pioneiros que se encontravam com frequência na 915 Sul, numa sala onde era localizada e que agora estará liberada para a venda do imóvel.

Para entrar na associação, eles teriam que apresentar algum documento como prova que teria chegado até o ano de 1965. Muitos deles apresentavam documentos como: certidão de nascimento dos filhos.

Arquivo Público do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

ArPDF

Setor de Garagens Oficiais SGO
Qd. 05 Lote 23 - CEP: 70.610-650 Brasília/DF - Tel.: (61) 3361-7739 arquivopublico@arquivopublico.df.gov.br