Sobre o ArPDF

Criado em março de 1985, por meio do Decreto nº 8.530, o Arquivo Público do Distrito Federal (ArPDF) está vinculado à Casa Civil do Distrito Federal e tem a responsabilidade de planejar e coordenar o recolhimento de documentos produzidos e acumulados pelo Poder Executivo da capital brasileira, assim como de documentos privados de interesse público. Uma vez integrados ao acervo, o órgão tem a missão de preservar esse material com a intenção de colocá-los à disposição da sociedade, dentro da política de acessibilidade adotada pelo Governo do Distrito Federal.

O espaço reúne, principalmente, a documentação que retrata a história da Capital Federal, desde o período da interiorização, previsto na Constituição de 1892, passando pela construção, inauguração, chegando aos dias atuais. O acervo apresenta documentos textuais, audiovisuais, cartográficos, entre outros formatos.

Compõem esse acervo sete Fundos Públicos e quatro Fundos Privados, tendo entendimento que o fundo é um conjunto de documentos de qualquer natureza ou suporte acumulado ao longo do funcionamento de um órgão, instituição ou administração do poder público (Fundos Públicos), assim como da trajetória de pessoas públicas envolvidas com o governo (Fundos Privados).

Além dos documentos de valor permanente acumulados pelos órgãos do Governo do Distrito Federal, o ArPDF pode recolher a documentação de caráter privado, quando o acervo for considerado relevante para a história do Distrito Federal e não houver outra solução viável para sua preservação ou acesso.

Fundos Públicos

ARPDF  NOVACAP