Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
21/09/17 às 10h21 - Atualizado em 28/09/17 às 13h46

Programa de História Oral

COMPARTILHAR

          A reedição do Catálogo de Depoimentos Orais I representa o esforço do Arquivo Público do Distrito Federal – ArPDF em subsidiar os usuários do órgão com instrumentos de pesquisa, em formato de gravações magnéticas, capazes de facilitar a pesquisa histórica, além de divulgar o acervo que encontra-se a disposição da sociedade, tanto na forma textual, quanto em fitas cassete e CDs.
        A prática da história oral no ArPDF surgiu em decorrência da necessidade de ampliar os horizontes das informações contidas nos documentos oficiais sobre a construção de Brasília. Foram ouvidos os “atores” de um dos episódios mais significativos da história do Brasil contemporâneo: a edificação e a transferência da capital brasileira.
        Aos poucos os temas se ampliaram e deram origem ao Programa Permanente de História Oral. Os parâmetros do universo das entrevistas cresceram na direção da preservação das idéias e da memória de pessoas ligadas a Nova Capital. Seguiram os princípios consagrados da história oral: sugerir ao entrevistado temas, evitando perguntas, discussões e interrupções. A maior parte dos depoimentos está relacionada aos acervos arquivísticos sob a guarda do órgão.
        No entanto, os entrevistados de modo geral, ultrapassam os limites dos temas que lhe foram propostos, e relatam suas experiências e trajetórias como cidadão, entre eles há pessoas de origens e perfis diversos, o que torna o acervo ainda mais importante sob vários pontos de vista.

O catálogo abrange as seguintes linhas de pesquisa:

 

Catálogo – Depoimentos Orais I

 

Memória da Construção
Memória Filmográfica
Memória Fotográfica
Yvone Jean
Brasília Palace Hotel
 Política e Sociedade
 Comunicação e Arte

 

 



 

O Catálogo de Depoimentos Orais II tem como primordial objetivo subsidiar os pesquisadores em geral sobre a história do Distrito Federal e a formação das Administrações Regionais, antigas Cidades Satélites. O Programa de História Oral, desenvolvido pela Diretoria de Pesquisa do ArPDF tem a função de resgatar a historiografia candanga contando com diversos “atores”, participantes diretos ou indiretos dos acontecimentos históricos do Brasil contemporâneo.
Essa edição contém a coletânea de entrevistas em diversas linhas de pesquisa que fazem parte do acervo do ArPDF e que estão a disposição da sociedade.

 

Catálogo – Depoimentos Orais II

 

Formação de Planaltina
Formação do Núcleo Bandeirante
Formação de Ceilândia
Formação de Taguatinga
Feiras livres

 

Arquivo Público do Distrito Federal - Governo de Brasília

SGO Qd. 05 Lote 23 Bloco B (Antigo TSE) - Brasília/DF - CEP: 70610-650