Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal

Articulistas

Elias Manoel da Silva – Bacharel e Licenciado em História pela UNISUL – Universidade do Sul de Santa Catarina e Mestre em História Social pela UnB – Universidade de Brasília. Estudou Filosofia na Universidade de Caxias do Sul – RS e Teologia no Instituto Paulo VI em Londrina – PR. É historiador do Arquivo Público do Distrito Federal desde 2005. Atualmente é Diretor da Diretoria de Pesquisa, Difusão e Acesso dessa instituição arquvística. Desenvolveu pesquisas para o Projeto “Documentos Goyaz”, inventariando e digitalizando toda e qualquer documentação que permita conhecer melhor o complexo contexto social, econômico, político e religioso das cidades e fazendas da região dos municípios de Luziânia, Formosa e Planaltina que cederam território para a formação do novo Distrito Federal no Planalto Central, a qual redundou neste GUIA. É organizador dessa publicação.

 

eliasmanoeldasilva@gmail.com

 


 

Lenora de Castro Barbo – Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela PUC-Goiás, especialização em Reabilitação Ambiental, Sustentável, Arquitetônica e Urbanística e mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Brasília-UnB. É Doutora pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UnB. Foi distinguida com uma Menção Honrosa no âmbito do Prêmio ANPARQ 2010 – Dissertação, pelo trabalho “Preexistências de Brasília: reconstruir o território para construir a memória”. Após ter trabalhado na iniciativa privada e no Poder Executivo, ingressou no Poder Legislativo, por meio de concurso público, onde exerce o cargo de Consultor Legislativo da Câmara Legislativa do Distrito Federal, na área de Desenvolvimento Urbano, Rural e Meio Ambiente. Tem experiência docente em Arquitetura e Urbanismo e participa de grupos de pesquisa reconhecidos pelo CNPq. Atua principalmente com os seguintes temas: planejamento urbano e regional; política e planejamento governamentais; patrimônio cultural e memória; e cartografia histórica.

 

lenorabarbo@gmail.com

 


 

Rodrigo martins dos santos – Bacharel em Geografia (USP, 2003). Especialista em Geotecnologias (SENAC-SP, 2007). Mestre em Desenvolvimento Sustentável (UnB, 2013) ênfase em Sustentabilidade junto a povos e terras indígenas, com a dissertação: “O Gê dos Gerais – elementos de cartografia para a etno-história e etnolinguística do Planalto Central: contribuição à antropogeografia do Cerrado” que teve como objetivo mapear os territórios indígenas do Brasil Central nos séculos XVII, XVIII e XIX. Foi consultor da GIZ (Deitsche Gesellschaft für Internationale Zusammerarbeit) sobre “Diversidade Humana no Cerrado” no projeto da exposição “Cerrado: uma janela para o futuro” no CCBB-Brasília (2014), em parceria com a UnB. Também foi consultor dos povos indígenas Guarani-Mbyá e Kariri em projetos de valorização cultural, organização política, desenvolvimento socioeconômico, direitos fundiários e legislação ambiental, bem como do Instituto das Tradições Indígenas (IDETI).

 

rodrigo.mapas@gmail.com

 

http://popygua.blogspot.com

 

 


Wilson Vieira Júnior – Graduado em História pelo Centro Universitário de Brasília (UniCEUB) em 2003. Mestre (2010) e Doutor (2015) em Teoria e História da Arquitetura pelo programa de pós-graduação da faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília (FAU/UnB). Membro do grupo de pesquisa Arquitetura e Urbanismo da Região de Brasília, FAU/UnB. No período de 2011 a 2014, foi Coordenador do Arquivo Histórico do Arquivo Público do Distrito Federal, onde idealizou e coordenou o projeto “Documentos Goyaz” e o processo de tratamento documental e digitalização do acervo permanente da instituição. Atua na área de História, com pesquisas voltadas para o estudo do Distrito Federal e Goiás nos períodos colonial e imperial, cartografia histórica e paleografia. É organizador dessa publicação.

 

wilsonvieirajr@gmail.com

Arquivo Público do Distrito Federal - Governo de Brasília

ArPDF

Setor de Garagens Oficiais SGO
Qd. 05 Lote 23 - CEP: 70.610-650 Brasília/DF - Tel.: (61) 3361-7739 arquivopublico@arquivopublico.df.gov.br