Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
25/06/21 às 14h34 - Atualizado em 23/07/21 às 15h20

Ipês de Brasília são alvos de pesquisa do ArPDF para auxiliar o portal 7Minutos em produção de coluna

 

Nesta quinta-feira (24), o portal de notícias 7Minutos reservou, em sua coluna Jet7 Brasília, um espaço particular para tratar sobre a presença marcante dos Ipês na vegetação de Brasília. Diante disso, o Arquivo Público do Distrito Federal (ArPDF) teve a missão de compartilhar um pouco da história da árvore que destaca a chegada da seca à capital federal.

 

Os ipês roxos compõem um dos tipos de Ipês da capital. (Foto: Domínio Público)

 

O Superintendente do ArPDF, Adalberto Scigliano, e o historiador e responsável pela Gerência de Difusão (GEDIF) do órgão, Elias Manoel da Silva, produziram um documento que aborda as características históricas do planejamento de arborização de Brasília.

 

Nele, é possível encontrar informações específicas sobre a plantação de Ipês na capital, provenientes do livro “Brasília Agrícola – sua história”, do Diretor de Terras e Agricultura da NOVACAP, Joaquim Tavares. Presente na biblioteca do ArPDF, a obra conta que a cultura das árvores começou antes mesmo da inauguração da cidade.

 

Segundo Joaquim Tavares, no dia 21 de setembro de 1959, em comemoração ao Dia da Árvore, foram plantadas mil mudas de árvores em Brasília. “De acordo com o programado, às sete horas do dia vinte e um de setembro o presidente plantou um ipê, onde está até hoje, na quadra 713 da W3 Sul. Às dezoito horas na quadra fronteiriça à Escola Parque da W3 Sul, JK plantou uma acácia”.

 

Confira aqui a coluna Jet7 Brasília, do portal 7Minutos!

Arquivo Público do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

ArPDF

Setor de Garagens Oficiais SGO
Qd. 05 Lote 23 - CEP: 70.610-650 Brasília/DF - Tel.: (61) 3361-7739 arquivopublico@arquivopublico.df.gov.br